Quais as 5 Maiores universidades do Brasil?

No dia 27 de novembro foi divulgado o ranking das Maiores universidades do Brasil, segundo a última avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Anualmente, o Ministério da Educação divulga esse ranking, que se baseia na média das notas dos cursos de graduação, mestrado e doutorado.

Apesar de ser anunciado anualmente, os índices dos Conceitos Preliminares de Cursos dos últimos três anos é que alimentam os cálculos do MEC.

Também outros conceitos, como a avaliação da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), entre outros, contribuem para a criação do ranking.

As 5 Maiores universidades do Brasil

O ranking do MEC é muito importante tanto para as próprias instituições de ensino superior quanto para os alunos que estão pensando em iniciar suas vidas acadêmicas.

Em um mercado tão competitivo, sabe-se que o fundamental não é apenas se graduar em determinada área, mas, também saber em que instituição a pessoa se formou.

Para lhe ajudar a escolher a melhor universidade na qual se formar, vamos mostrar as 10 Maiores universidades do Brasil com ênfase nas 5 melhores. São elas:

1.) Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo (foto acima) – A maior entre as Maiores universidades do Brasil, foi fundada em 5 de outubro de 1966, tendo, portanto, 51 anos de existência. Possui 6 campi:

• Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas, em Paulínia-SP;
  • Colégio Técnico de Campinas;
  • Colégio Técnico de Limeira (SP);
  • Faculdade de Ciências Aplicadas, em Limeira (SP);
  • Faculdade de Odontologia de Piracicaba (SP);
  • Faculdade de Tecnologia, em Limeira (SP).

2.) UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (RS) – Organizada em 1947, atualmente com 70 anos. Possui 29 unidades regionais e acadêmicas, como:

• Campus Litoral Norte, em Tramandaí (RS);
  • Colégio de Aplicação, em Porto Alegre (RS);

3.) UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG) – Em 2017, a UFMG comemora 90 anos de sua fundação, é a mais antiga universidade de Minas Gerais. Possui 4 campi:

• Campus Pampulha, em Belo Horizonteorizon;
  • Campus Saúde, em Belo Horizonte;
  • Campus Regional de Montes Claros (MG);
  • Campus Cultural de Tiradentes (MG).

4.) UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de janeiro (RJ) – Criada em 7 de setembro de 1920, com o nome de Universidade do Rio de Janeiro, foi reorganizada em 1937, passando a se chamar Universidade do Brasil, tem a atual denominação desde 1965. Possui 5 campi:

• Campus da Cidade Universitária;
  • Campus da Praia Vermelha;
  • Campus Xerém;
  • Campus Macaé;
  • Campus IFCS/FND.

5.) UFABC – Universidade Federal do ABC – Foi criada em 27 de julho de 2005. Atualmente com 12 anos, possui 2 campi:

• Campus Santo André (SP);
  • Campus São Bernardo do Campo (SP).

A UFABC é uma das Maiores universidades do Brasil e uma das duas universidades brasileiras cujos professores são todos doutores.

6.) UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo (SP).

7.) UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina (SC).

8.) UFLA – Universidade Federal de Lavras (MG).

9.) UFV – Universidade Federal de Viçosa (MG).

10.) UFSCar – Universidade Federal de São Carlos (SP).

O ranking da Quacquarelli Symonds

A Quacquarelli Symonds é uma empresa britânica especializada em educação e estudos.

Esta empresa trabalha com informações sobre as instituições de ensino superior melhor avaliadas por executivos de todo mundo.

No Brasil, segundo o ranking dessa empresa, as 5 universidades mais conceituadas, ou seja, as Maiores universidades do Brasil, são:

1. UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas.
  2. USP – Universidade de São Paulo.
  3. UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  4. UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
  5. UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais.

A importância de estudar nas Maiores universidades do Brasil

Já adiantamos este assunto, mas é importante reforçar e dar maiores detalhes sobre esta temática.

Como visto no tópico anterior, as empresas, principalmente, as melhores e maiores empresas, buscam seus empregados nas melhores e maiores universidades do mundo.

Quando estas empresas são originárias ou estão estabelecidas no Brasil, seus recrutadores, também estão de olho na reputação das instituições de ensino.

Também, é claro, as notas e produções acadêmicas relevantes também contam muito na hora de escolher os colaboradores.

Lógico, que o curso escolhido é da mais alta importância! Não basta, apenas estar em uma das maiores universidades brasileiras!

Alguém já disse: “estude aquilo que lhe dá satisfação e prazer e não pense apenas no retorno financeiro que determinado curso lhe trará”.

Contudo, há tempo para tudo! Assim, faça um curso que lhe garanta recursos e folga financeira para, depois, realizar o seu sonho! Por que não?

Estudar em uma das 5 Maiores universidades do Brasil é motivo de orgulho, responsabilidade e muita esperança de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Portanto, se esforce e procure ser mais um dos afortunados estudantes destas universidades. Boa sorte!